A docência sempre foi uma profissão que exige muito do profissional, mas nos tempos atuais está exigindo cada vez mais. Uma vez que as tecnologias vem aparecendo rapidamente e junto com elas as dificuldades de aprendizagem vem aumentando. Os problemas sociais e culturais estão evidentes e acompanham o ensino-aprendizagem, já que os alunos não deixam suas vidas particulares pra fora da escola enquanto aprendem, nem mesmo os professores. Desta forma, cabe ao professor fazer a mediação entre o conhecimento e o aluno levando em conta suas individualidades e potencialidades, contextualizando o saber e a vida do aluno trazendo para ele o significado da aprendizagem.
O professor então não é um mero transmissor do conhecimento, mas um investigador da realidade e facilitador do conhecimento historicamente construído.
Acredito que minha função neste contexto é a de formar opniões e atitudes, estimular a pesquisa, e ensinar o aluno aprender a aprender. Sei que já cometi alguns erros mediante a tais situações contemporâneas, senão muitos. Por tanto tenho consciência que sempre devo continuar estudando e procurando novas formas de ensinar e aprender, pois o professor é um eterno aprendiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário