quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Navegando em busca do conceito de hipertexto

A partir da navegação pesquisando o conceito de hipertexto, pude entender que se trata de um texto com ligações em outros textos, que devem abordar o mesmo assunto, sendo mais específico em alguma caracteristica, mas sem perder o foco do assunto pesquisado ou estudado em primeiro momento.
Acredito que o hipertexto ajuda o leitor e pesquisador, pois não está mudando simplesmente de texto e sim relacionando-o a outro que possa complementar a ideia do texto central. Esta forma de pesquisa proporciona a construção do conhecimento mais duradoura e significativa uma vez que permite a construção do conhecimento por meio da descoberta.
A navegação por links nos mostra que há lugares com bons conteúdos e com maus também, mas só descobrimos isso quando entramos em algum link que não nos ajude, e para isso precisamos navegar.
Quando se navega por sites desconhecidos os links relacionados nos ajudam a descobrir novos conceitos e funções de tais links, isso nos ajuda na utilização do site. Um exemplo é o portal do professor, que possui um vasto arquivo online, e para facilitar a navegação possui vários links, que ligam o tema Educação as suas interrelações como documentos e leis, material de pesquisa, sugestões de aula entre outros que facilita o uso deste site.
Na navegação livre é preciso também tomar alguns cuidados, pois não sabendo para onde o link se direciona o pesquisador pode também contrair vírus para seu computador de sites não confiáveis, pricipalmente alguns sites de propagandas e vendas. Por tanto, quando se tem alguma dúvida é melhor recuar. Geralmente os site de educação são confiáveis, e os mantidos pelo ministério da educação também.
Tomando certo cuidado o hipertexto tem muito a ajudar professores e alunos em seus estudos e leituras, possibilitando uma alpla visão e conecção de conhecimentos.

Quem sou eu como professor e aprendiz?

A docência sempre foi uma profissão que exige muito do profissional, mas nos tempos atuais está exigindo cada vez mais. Uma vez que as tecnologias vem aparecendo rapidamente e junto com elas as dificuldades de aprendizagem vem aumentando. Os problemas sociais e culturais estão evidentes e acompanham o ensino-aprendizagem, já que os alunos não deixam suas vidas particulares pra fora da escola enquanto aprendem, nem mesmo os professores. Desta forma, cabe ao professor fazer a mediação entre o conhecimento e o aluno levando em conta suas individualidades e potencialidades, contextualizando o saber e a vida do aluno trazendo para ele o significado da aprendizagem.
O professor então não é um mero transmissor do conhecimento, mas um investigador da realidade e facilitador do conhecimento historicamente construído.
Acredito que minha função neste contexto é a de formar opniões e atitudes, estimular a pesquisa, e ensinar o aluno aprender a aprender. Sei que já cometi alguns erros mediante a tais situações contemporâneas, senão muitos. Por tanto tenho consciência que sempre devo continuar estudando e procurando novas formas de ensinar e aprender, pois o professor é um eterno aprendiz.

Educação e Tecnologia

Educação e Tecnologia Entrevista com Ladislau Dowbor Em sua entrevista para a tv Rede Vida, Ladislau fala sobre a importância das tecnologias nas transformações sociais, dizendo que usada de forma inteligente tem muito a acrescentar e a ensinar o povo brasileiro, uma vez que só o meio de comunicação feito pela rede de televisões chegam a pelo menos 90% das cidades brasileiras. Coloca também a questão de que umas das dificuldades enfrentadas pela escola no uso das tecnologias está na preparação e uso delas pelos professores. A escola neste caso deve ter o papel formador e organizador das informações transformando-as em conhecimento. As novas tecnologias criam novos cursos para acompanhá-la, daí a necessidade de rever os conteúdos curriculares para adequar o ensino as espectativas da sociedade com as tecnologias. A escola tem a função de ensinar o aluno a organizar os conhecimentos, saber onde buscar as informações e aprender a ter acesso as informações e conhecimentos. Para Ladislau a situação sociocultural não deve interferir ao acesso as novas tecnologias, e entende que o ensino das tecnologias tende a impulssionar a educação e o desenvolvimento social para um futuro melhor, que acompanhará as tecnologias de lugares mais desenvolvidos.

Plano de Ensino: A MAGIA DOS CONTOS DE FADAS

TEMA: A MAGIA DOS CONTOS DE FADAS
 
OBJETIVO:
  • Desenvolver o habito da leitura
  • Oportunizar o acesso ao computador.
  • Desenvolver atitude de colaboração no trabalho em duplas.
  • Desenvolver a oralidade através da exposição do trabalho realizado ao grande grupo. 
  •  Identificar alguns papéis dos personagens;
  •  Ler e interpretar textos e imagens;
  •  Elaborar uma apresentação eletrônica.

ANOS:

TEMPO ESTIMADO: 5 aulas de 45 min.

MATERIAL: Laboratório de Informática, Impress, Livros de Contos de Fadas. Data show 

DESENVOLVIMENTO
 
Primeira aula

  • Organização dos alunos em uma roda de conversa sobre As Histórias dos Contos de Fadas;
  • Apresentação de algumas imagens de histórias infantis e exploração do que eles sabem a respeito;
  • Divisão da turma em duplas e cada uma delas escolhe uma das histórias expostas em sala de aula;
  • Exposição da proposta de trabalho que é a de montar as histórias em formato de slides no Impress;
  • Organização pelo professor de pastas no computador contendo figuras das histórias.

Segunda aula

  • Encaminhamento dos alunos ao laboratório de informática para dar inicio à atividade.
  • Orientação quanto a forma correta de abrir o programa que vai ser utilizado.
  • Inicio do trabalho com a observação das figuras, previamente selecionadas pelo professor sobre as histórias.


Terceira aula


  • No laboratório de informática, cada dupla de posse do seu livro contendo a história, começa a inserir as figuras nos slides e digitar a parte textual.
Quarta aula


  • Nesta aula, será organizada a parte de layout da apresentação eletrônica.
Quinta aula


  • Exposição em forma de Seminário do trabalho realizado, na área coberta da escola, com o Data show, onde cada dupla mostrará o resultado da atividade realizada, para todos os alunos da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo que permeia todo  trabalho e as atividades sugeridas a partir da história, lhe oferecerão informações quanto à capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem, incluindo as habilidades de inferência e de interpretação textual. A produção escrita demonstra a capacidade de elaboração e a oralidade dos alunos, bem como a interpretação quanto ao tema. Por isso, fique atento e registre o que perceber de mais significativo, pois estas informações lhe serão úteis quando for planejar novas atividades.